Circuito de escoamento de óleos pesados

O Circuito de Óleo Pesados visa ser uma referência de vazão para escoamentos de óleos com alta viscosidade (480 cSt em 40°C). Operando em circuito fechado, o escoamento é bombeado de um tanque para a tubulação por meio de uma bomba de fusos. O tanque é equipado com resistências elétricas para aquecimento do fluido. A pressão é regulada por uma válvula de controle.

Os medidores de vazão de referência são medidores de engrenagens ovais, operando em split range. A vazão operacional é entre 5 e 90 m³/h.

Os tubos são de aço carbono de 4 polegadas, com conexões flangeadas e classe de pressão 150 psi. O circuito conta com dois trechos horizontais de 8 metros como seções de teste. É possível instalar curvas para perturbar o escoamento.

Algumas das pesquisas desenvolvidas no Circuito de Óleos Pesados incluem:

- Desenvolvimento de um protótipo de medidor de vazão ultrassônico para óleos pesados.
- Avaliação de efeitos de acidentes de linha na medição de vazão por ultrassom.
- Desenvolvimento de metodologia para avaliação in situ de medidor de vazão ultrassônico multicanais de transferência de custódia de óleos.
- Avaliação dos efeitos da instalação sobre a qualidade da medição de vazão por tecnologia ultrassônica tipo clamp-on.

 

A planta contém um sistema supervisório dedicado desenvolvido na plataforma LabView, que permite controle de vazão e pressão do escoamento, bem como o acionamento das resistências e a aquisição de dados.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910